5G: Veja como a tecnologia veio para ajudar o agronegócio brasileiro

3 Min Read
Giovani Dadalt Crespani

Apesar de muito comentada, a tecnologia 5G que chegou no Brasil em 2022 ainda é bem desconhecida para diversos públicos. Para Giovani Dadalt Crespani, empresário sócio-fundador do Grupo CPN, a nova geração de redes móveis e de banda larga é  o que o agronegócio precisava para alavancar ainda mais a exportação em larga escala. Quer saber mais de como a rede 5G impacta o agronegócio? Continue lendo: 

Mas afinal, o que é o 5G? 

Sendo o que há de mais inovador no quesito internet, a tecnologia 5G vai ser responsável por trazer mais velocidade aos seus navegantes, fazendo com que o tráfego de informações seja maior em um prazo muito menor. Além de garantir uma conexão mais estável, coisa que o 3G e o 4G não davam conta e ofereciam grandes transtornos para as empresas de agronegócio do país.  

 

Para Giovani Crespani, é o 5G que vai revolucionar a sociedade, conectando cidades e empresas de todos os cantos do mundo para sociedades que vão gerar inovações. A proposta é que qualquer pessoa tenha acesso à internet desde eletrodomésticos até veículos e outros equipamentos que facilitarão a vida e o trabalho de todos. 

 

Qual a importância do 5G no Agronegócio?

Segundo o Grupo CPN, ainda é muito comum áreas que participam da atividade agrícola não terem cobertura de internet. Isso pode acabar dificultando a troca de informações sobre técnicas, além de impactar a venda e acordos de exportação. Estima-se que 90% das áreas sem acesso a internet perdem cerca de R$100 bilhões de reais por falta das redes. 

 

O compromisso do 5G  com o agronegócio é ampliar a cobertura, levando internet para todos os cantos do país, a fim de melhorar essa questão da conectividade e impulsionando o mercado, reitera Giovani Crespani. Além disso, a relação entre o 5G e o produtor é importante também para a segurança de informações, sendo uma grande aliada no melhoramento do controle interno de troca de informações entre fornecedores e clientes. 

 

O monitoramento em tempo real

 

Outro benefício do 5G para o Agro lembrado pelo Grupo CPN é o uso de câmeras para monitoramento que passou a ser ferramenta necessária em áreas rurais. Com o uso da nova tecnologia, será possível usar de mais esse artificio com mais efetividade, já que o  alcance da rede será muito maior. 

 

Share This Article
Leave a comment