Conheça todo o potencial da uva Dolcetto- por Marco Carbonari

2 Min Read

A uva Dolcetto, revela Marco Carbonari – proprietário da vinícola Villa Santa Maria e especialista em vinhos -, é uma casta típica da região de Piemonte, no noroeste da Itália. Trata-se de uma uva capaz de elaborar vinhos que, por mais que sejam, muitas vezes, subestimados, são frutados, macios e incrivelmente ricos.

Em Piemonte, além da Dolcetto, duas outras castas fazem parte das favoritas da região, sendo elas a Nebbiolo e a Barbera, no entanto, segundo Marco Carbonari, cada uma necessita de um cultivo específico para atingir sua melhor qualidade.

A Dolcetto, normalmente, é responsável por vinhos que devem ser consumidos ainda jovens, antes, até mesmo, dos vinhos produzidos pela Barbera e a Nebbiolo. Marco Carbonari comenta que, diferente do que muitos acreditam, o fato da casta não possuir grande potencial para guarda, não significa que não necessita de cuidados específicos e extremamente regrados durante seu cultivo, muito pelo contrário.

Marco Carbonari explica que a Dolcetto produz vinhos com taninos elevados, acidez baixa e uma alta graduação alcoólica, sendo ótimos para o consumo no dia-a-dia. Por essa razão, os vinhos são considerados, por muitos, vinhos italianos semelhantes aos do Novo Mundo.

Não é comum que os vinhos desta casta sejam agraciados com boas notas vindas dos grandes degustadores, sendo, em grande parte, consumido apenas nas casas no dia a dia por amantes da bebida, porém, seu potencial para conquistar mais espaço em outros lugares no mundo é alto.

Sabendo de todo o potencial desta uva e a fim de oferecer aos amantes desse universo tão rico, Marco Carbonari aproveita para convidá-los a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no vale do Baú em São Paulo. Repleta de encantos, a vinícola promete uma experiência única, com muito vinho, gastronomia de qualidade e cenários de tirar o fôlego.

Para obter mais informações, acesse: https://villasantamaria.com.br/visita/.

Share This Article
Leave a comment