Segundo o empresário Frederico Gayer Machado de Araujo, os termos “racional” e “emocional” não são classificações precisas, isso porque, segundo diversos estudos, todos nós, seres humanos, estão sujeitos a sermos influenciados por nossos sentimentos e emoções na hora de tomar atitudes.
Frederico Gayer Machado de Araujo explica que nosso funcionamento psicológico está diretamente relacionado às informações que o mundo nos transmite e nossas experiências, principalmente afetivas, são fundamentais para determinar nossas personalidades e, consequentemente, as atitudes que tomamos.
Com base em experimentos e estudos recentes, Frederico Gayer Machado de Araujo comenta que nós, como indivíduos, por mais que acreditemos que possamos ser mais racionais do que emocionais, todas as nossas ações são frutos de reflexos aos quais adquirimos enquanto presenciamos e vivenciamos o mundo, sendo assim, não somos transparentes e, todos nossos reflexos são representações mentais daquilo que conhecemos e sentimos.
Frederico Gayer Machado de Araujo revela então que, na verdade, somos emocionais, e dependendo do nosso sentimento momentâneo, nosso comportamento é diretamente afetado.
Os sentimentos são poderosos e intensos, quando positivos, Frederico Gayer Machado de Araujo explica que temos maior tendência em manter um bom humor e tratar situações negativas com positividade. No entanto, quando negativos, ficamos fragilizados e pessimistas e a nossa empatia fica, no entanto, debilitada.
Frederico Gayer Machado de Araujo esclarece que a empatia se abate por conta da sobrecarga emocional do indivíduo que, após vivenciar algo ruim, reduz sua compaixão e se isola em seus próprios problemas, ao invés de colocar o ‘sentimento alheio’ em primeiro lugar.
Entretanto, é possível se preparar emocionalmente para os mais diversos cenários, por isso, Frederico Gayer Machado de Araujo recomenda terapia. A terapia tem poder de fazer com que o ser humano compreenda seus sentimentos mais complexos e aprenda a lidar com suas características. Todos nós devemos consultarmos com profissionais, dessa forma, a melhora na qualidade de vida é evidente.