Manter uma postura respeitosa com outros indivíduos é a base da cidadania. À vista disso, o renomado Alan Belaciano comenta que é essencial que as pessoas entendam o princípio da moralidade e responsabilidade nos esportes, para tornar essas práticas mais atrativas. Você também ama esportes? Acompanhe o conteúdo e entenda o princípio da moralidade e responsabilidade nos esportes.
O que é o princípio da moralidade e responsabilidade nos esportes?
Segundo o advogado Alan Belaciano, o princípio da moralidade nos esportes contém a finalidade de prever que os membros pertencentes a uma organização possam promover, de maneira organizada, o julgamento moral de suas eventuais administrações, para que as mesmas sejam realizadas de maneira a suprir todas as necessidades da equipe.
Já o princípio da responsabilidade compreende que o administrador da equipe esportiva possui a principal função de promover uma boa gestão administrativa, atendendo às necessidades dos integrantes. Também, os mesmos são responsáveis por promover a responsabilidade social, para que as partidas possuam o respeito mútuo entre os atletas e espectadores.
Qual a importância desse princípio?
Ainda, como comenta o fundador da Belaciano Advogados, Alan Belaciano, levando em conta que as disputas esportivas entre diferentes times podem gerar conflitos entre os espectadores e atletas, o princípio da moralidade e responsabilidade nos esportes desempenha um papel fundamental para esse público.
Além do mais, o mesmo possibilita que os administradores de uma equipe esportiva propaguem as condutas éticas que devem ser tomadas durante as disputas realizadas, possibilitando também que as finanças do time sejam organizadas de forma honesta e transparente, inibindo o risco de corrupções.
Quais as vantagens proporcionadas por esse princípio?
Por fim, como aponta o Dr. Alan Belaciano, a presença do princípio da moralidade e responsabilidade nos esportes proporcionam inúmeras vantagens para o público alvo dessas práticas, como permitir que as disputas entre as equipes sejam realizadas de acordo com o desempenho dos atletas, e não com a subordinação financeira.
Outras vantagens proporcionadas pela aplicação desse princípio nas práticas esportivas, são:
- Permitir maior transparência da administração financeira do time;
- Propagar condutas éticas entre os atletas e espectadores;
- Evitar o desenvolvimento de corrupções;
- Inibir a propagação de preconceitos;
- Reduzir/erradicar a agressão física e verbal nas disputas esportivas.
Interessante saber que até o mundo esportista é regido e organizado por leis, não é?