Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol da população fluminense, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital, e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos lançaram, nesta sexta-feira (30), uma parceria inédita entre as esferas federal, estadual e municipal que permitirá a extensão do programa RJ Digital aos municípios do Rio. Durante o evento, que aconteceu em Miguel Pereira e reuniu prefeitos de diversas cidades do Estado, houve a formalização da adesão das prefeituras à iniciativa pioneira. A ação aumenta a eficiência dos serviços públicos, gera economicidade, transparência e proporciona mais qualidade no atendimento ao cidadão.
“Hoje é uma parte da realização de um sonho que tivemos lá atrás. Em 2020, nos tornamos o primeiro Estado a aderir ao GovRJ. É muito importante dar fácil acesso à população. O caminho para o futuro é o Governo Digital. E é essencial que esse seja um projeto de cada município, cada gestor. E a nossa meta é ser o Estado mais digital do país”, destacou o governador Cláudio Castro.
“É com muito orgulho que vamos avançar com a digitalização dos municípios do Estado. Estamos trabalhando intensamente, com o apoio do PRODERJ, neste tema prioritário que é a transformação digital, colocando a tecnologia a serviço da gestão pública e do cidadão fluminense. O objetivo é tornar o Rio de Janeiro um Estado 100% digital e esse projeto piloto inédito do Governo Federal no Rio é fundamental no processo. Agradeço ao governador Cláudio Castro por todo apoio nesse grande desafio, a ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, ao secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogerio Mascarenhas e ao prefeito de Miguel Pereira e da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), André Português”, ressaltou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.
“Este evento é uma oportunidade para debatermos a ampliação da oferta de serviços digitais aos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro. Estamos aqui representando o Governo Federal para apresentar as nossas experiências e todas as ferramentas disponíveis na Plataforma GOV.BR. O aumento do uso do GOV.BR por estados e municípios é muito importante, pois não existe um cidadão federal, ele vive num município, ele vive num estado, e precisa fazer uso desses serviços de forma digital. Inclusive, vamos construir de forma colaborativa com os gestores estaduais e municipais a Estratégia Nacional de Governo Digital ao longo deste ano. Este documento conterá diversas recomendações para auxiliar os entes na transformação digital”, destacou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogerio Mascarenhas.
O programa RJ Digital, lançado em maio de 2022, tem como objetivo desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todo executivo estadual. O Rio de Janeiro, a partir da integração de ferramentas e recursos do Governo Federal, atuará dentro da lógica da integração dos 3 níveis da federação para a promoção de políticas públicas direcionadas para a transformação digital. A nova etapa do programa será desenvolvida em duas fases. A primeira será voltada para a compreensão da maturidade digital dos municípios, capacitações e apoio para a elaboração das respectivas estratégias de governo digital. Tendo em vista os diferentes níveis de maturidade, serão criadas jornadas específicas para atender as diferentes demandas.
Já a segunda fase será voltada para o apoio à implementação de soluções que visem a aceleração da transformação digital nos municípios, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramentas da Rede GOV.BR, integração e utilização das ferramentas de digitalização do Portal Integrado de Serviços Digitais do Estado (www.rj.gov.br). Nessa fase, as demandas serão tratadas por meio do estabelecimento de parcerias com os municípios.
O evento teve a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, do secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogerio Mascarenhas, do prefeito de Miguel Pereira, André Português, e de diversas autoridades.