20.4 C
Brasil
segunda-feira, julho 4, 2022

Qual o objetivo do Diagrama de Ishikawa e como ele pode auxiliar na gestão de seu negócio?

O empresário Marco Antonio Carbonari é um notável empreendedor no ramo de vinhos, por isso, reunindo largo conhecimento sobre gestão e negócios, convidamos o ilustre empresário para explicar o que é o Diagrama de Ishikawa, qual seu uso e finalidade. Por isso, se deseja descobrir a raiz do problema e como resolvê-la em sua empresa, continue lendo o artigo.

O empresário Marco Antonio Carbonari explica que o Diagrama de Ishikawa, de maneira lúdico, é apresentado em uma figurinha de espinhas de peixe, isso porque é representado, dessa maneira, os problemas e suas ramificações, bem como, na verdade, por ser entendido como as ramificações de um problema central, desse modo, a resolução desse problema torna-se cada vez mais tangível e concreta.

Desse modo, se sua empresa possui alguns problemas administrativos e de gerenciamento, em que há diversas atividades, dentro dos setores de uma empresa, envolvidas. Portanto, Marco Antonio Carbonari explica que definir a raiz do problema pode ser uma tarefa difícil para alguns gestores e empresários, desse modo, é preciso ao mesmo tempo ter um olhar micro e macro em relação aos problemas e adversidades enfrentados pela empresa.

Um problema pode ser enxergado quando as vendas vão mal, quando os produtos são postados novamente ou quando há inúmeras avaliações negativas (e essas geralmente são postadas com um bom manual de problema e solução), desse modo, para procurar encontrar a solução, primeiro é preciso entender o problema.

Dito isso, Marco Antonio Carbonari explica que esse é o principal objetivo e função: encontrar a raiz do problema e suas ramificações para resolver o “problemão” e aprimorar cada vez mais as atividades e a expertise da empresa, ou seja, é uma forma de encontrar a solução a partir dos problemas. Por isso, é extremamente importante que empreendedores conheçam a ferramenta do Diagrama de Ishikawa, segundo o empresário Marco Antonio Carbonari. 

Há diversos modelos de Diagrama de Ishikawa e o empresário Marco Antonio Carbonari explica que é possível baixá-los na Internet. Além disso, para concluir, o empresário explica que o Diagrama também é conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe e/ ou Diagrama de Causa e Efeito, agora ficou ainda mais fácil entender sua finalidade e sua importância dentro da gestão de uma empresa, não é mesmo? Desse modo, se um problema surgir em seu negócio, saiba quais ferramentas recorrer!

spot_img

Ultimas Notícias