Os livros do BookTok que exploram temas de justiça social, com Nathalia Belletato

7 Min Read
Revista Sexy Nathalia Belletato

Nos últimos anos, conforme a entendedora do assunto Nathalia Belletato, uma comunidade vibrante de leitores surgiu no TikTok, conhecida como BookTok. Esta plataforma não só permite que os amantes da leitura compartilhem suas recomendações, mas também desempenha um papel significativo na promoção de livros que abordam questões de justiça social. De romances a não-ficção, a diversidade de títulos disponíveis no BookTok reflete uma gama de experiências e perspectivas. Vamos explorar alguns desses livros que têm gerado conversas importantes sobre justiça social.

 

“O Ódio que Você Semeia” de Angie Thomas

 

Um dos livros mais discutidos no BookTok é “O Ódio que Você Semeia”, de Angie Thomas. Este romance jovem-adulto acompanha a vida de Starr Carter, uma adolescente que testemunha o assassinato de seu melhor amigo negro desarmado por um policial branco. A narrativa aborda questões como brutalidade policial, racismo sistêmico e ativismo juvenil, desafiando os leitores a confrontarem suas próprias visões sobre justiça e igualdade, assim como destaca Nathalia Belletato.

 

“Pequenos Incêndios por Toda Parte” de Celeste Ng

 

Outro livro popular entre os usuários do BookTok é “Pequenos Incêndios por Toda Parte”, de Celeste Ng. Esta obra de ficção entrelaça as vidas de duas famílias em Shaker Heights, Ohio, explorando temas como privilégio, adoção transracial e identidade. Ng habilmente tece uma narrativa que lança luz sobre as disparidades sociais e as tensões subjacentes em uma comunidade aparentemente progressista.

 

“Como Ser Antirracista” de Ibram X. Kendi

 

Conforme a entusiasta Nathalia Belletato, para aqueles que buscam uma abordagem mais educativa, “Como Ser Antirracista”, de Ibram X. Kendi, é uma escolha poderosa. Neste livro, Kendi desafia os leitores a examinarem suas próprias crenças e comportamentos, oferecendo um guia prático sobre como se tornar ativamente antirracista. Com uma mistura de experiências pessoais e análises históricas, Kendi apresenta uma visão perspicaz sobre como combater o racismo em todas as suas formas.

 

“A Cor Púrpura” de Alice Walker

 

Um clássico da literatura contemporânea que tem ressurgido no BookTok é “A Cor Púrpura”, de Alice Walker. Este romance epistolar narra a vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos durante os anos 1930, explorando temas como racismo, sexismo e abuso. Através da voz autêntica de Celie, Walker oferece uma poderosa reflexão sobre a luta por dignidade e liberdade.

 

“Leite e Mel” de Rupi Kaur

 

“Leite e Mel”, de Rupi Kaur, é uma coleção de poesia que tem cativado os usuários do BookTok com sua honestidade crua e vulnerabilidade. Kaur aborda uma variedade de questões sociais, incluindo feminismo, trauma e identidade cultural, convidando os leitores a explorarem suas próprias experiências e emoções. De acordo com a entendedora do assunto, Nathalia Belletato, suas palavras simples, mas impactantes, ressoam profundamente com aqueles que buscam compreender e enfrentar as injustiças do mundo.

 

“O Conto da Aia” de Margaret Atwood

 

Considerado um clássico moderno da ficção especulativa, “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, tem sido objeto de muitas discussões no BookTok. Situado em uma sociedade totalitária e patriarcal, o romance acompanha a jornada de Offred, uma aia que luta por sua própria autonomia e liberdade. Atwood tece uma narrativa distópica que ressoa com questões contemporâneas de opressão, controle e resistência.

 

“Gente Comum” de Sally Rooney

 

Segundo pontua Nathalia Belletato, “Gente Comum”, de Sally Rooney, é outro romance aclamado que aborda questões de classe, poder e relacionamentos. Através da história de amizade e romance entre Marianne e Connell, Rooney examina as complexidades das relações humanas em um mundo marcado por desigualdades sociais. Sua prosa perspicaz e sensível oferece insights penetrantes sobre as dinâmicas de poder e privilégio.

 

“A Coragem de Ser Imperfeito” de Brené Brown

 

Outro livro que tem ganhado destaque no BookTok é “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown. Nesta obra inspiradora, Brown desafia a cultura da vergonha e da perfeição, encorajando os leitores a abraçarem sua vulnerabilidade e autenticidade. Ao explorar temas como autoaceitação, compaixão e resiliência, Brown oferece um guia poderoso para aqueles que buscam cultivar uma vida mais significativa e conectada. Sua mensagem ressoa especialmente em uma era marcada pela pressão social e pelo medo do fracasso, lembrando-nos da importância de nos permitirmos ser humanos, imperfeitos e corajosos.

 

“A Assombração da Casa da Colina” de Shirley Jackson

 

Para os entusiastas do horror que desejam uma exploração mais sutil das questões sociais, “A Assombração da Casa da Colina”, de Shirley Jackson, é uma escolha intrigante. Este clássico do terror psicológico mergulha nas profundezas da psique humana, enquanto um grupo de indivíduos é atraído para uma mansão supostamente assombrada. Conforme a entendedora Nathalia Belletato, Jackson tece uma narrativa que, por baixo de seu terror superficial, lança luz sobre temas de isolamento, trauma e alienação.

 

Uma jornada de reflexão e empatia

 

Os livros do BookTok que exploram temas de justiça social oferecem mais do que meramente entretenimento; eles proporcionam uma oportunidade para os leitores se engajarem em conversas significativas e introspectivas sobre as questões que moldam nossa sociedade. 

 

Desde romances emocionantes até obras educativas, a diversidade de títulos disponíveis reflete a riqueza e a complexidade das experiências humanas. Segundo Nathalia Belletato, ao explorar essas obras, os leitores são convidados a ampliar suas perspectivas, cultivar empatia e, acima de tudo, promover a mudança positiva em um mundo que continua a lutar por justiça e igualdade.

 

Share This Article
Leave a comment