Agora que o país faz parte do seleto grupo de nações que fabricam aeronaves militares não tripuladas, Fernando Siqueira Carvalho comenta que a FAB (Força Armada Brasileira) juntamente com a Indústria Nacional estão trabalhando em diversos projetos de drones nacionais, que podem revolucionar e aumentar substancialmente as capacidades do Brasil.
Drones ou Vants (veículo aéreo não tripulado) são aeronaves pilotadas de forma remota que podem ter aplicações civis ou militares. Os Vants podem ser usados para missões de vigilância de fronteira, vigiar a movimentação de tropas hostis, para alvos serem atingidos e até mesmo para missões de ataque contra blindados, fortificações e bases aéreas inimigas. Um grande exemplo do emprego desta tecnologia no campo militar, para Fernando Siqueira Carvalho, foi o último enfrentamento entre a Armênia e o Azerbaijão, em 2020, onde os drones se mostraram extremamente eficazes em missões de ataque e reconhecimento. E, visando obter tais capacidades, a FAB e a Indústria Nacional estão trabalhando para comercializar os drones para os mais variados fins e para uso próprio. Confira 3 desses Vants:
- Acauã: é um drone brasileiro desenvolvido pela FAB em parceria com uma empresa privada. Com 150kg, o pioneiro serviu como uma plataforma de testes para o desenvolvimento de várias tecnologias, como o voo e a decolagem automatizados e muitas outras, que puderam ser aperfeiçoadas e incorporadas em outros projetos.
- Atobá: é o primeiro drone de grande porte produzido no Brasil que foi bem sucedido em voo. Segundo Fernando Siqueira Carvalho, o modelo foi projetado para missões de vigilância, pois é capaz de permanecer voando por até 28 horas. Sendo um dos maiores veículos aéreos não tripulados do Hemisfério Sul na atualidade, o Atobá possui 11 metros de envergadura e 500 kg, o aparelho é comandado por uma estação de rádio em solo e pode alcançar até 5000 metros de altitude, sendo imperceptível a olho nu.
- Caçador: é a versão brasileira do Vant Heron 1 e se destaca por sua autonomia de 40 horas de voo além de seu alcance de 1000km, algo bem útil para um país do tamanho do Brasil. O drone também é capaz de transportar múltiplas cargas úteis simultaneamente, para executar uma grande variedade de missões.