Estratégias de paisagismo para imóveis que promovem a biodiversidade

4 Min Read
Nuno Canhão Bernardes Goncalves Coelho

De acordo com o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a biodiversidade é um tema que tem se expandido para diversas áreas, e os setores imobiliário e arquitetônico não ficaram de fora. Nesse contexto, ao abraçar estratégias de paisagismo que promovam essa biodiversidade, os imóveis podem se tornar verdadeiros refúgios para a vida selvagem, contribuindo para a saúde global dos ecossistemas, além de garantir espaços ricos em detalhes, beleza e, principalmente, com ecossistemas saudáveis.

 

Tem interesse por este tema e deseja saber quais são as estratégias de paisagismo para imóveis que desejam promover a biodiversidade? Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre o assunto!

 

Planejamento consciente

Como explica Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o planejamento consciente é o primeiro passo de qualquer estratégia de paisagismo que visa promover a biodiversidade. Desde a seleção cuidadosa de plantas até a consideração das necessidades locais da fauna, o planejamento consciente garante que cada elemento do jardim contribua para a harmonia e sustentabilidade do ecossistema.

O uso de plantas nativas

O uso de plantas nativas na composição dos ambientes é outro passo crucial em direção à criação de ambientes que favoreçam a criação de ecossistemas diversos. Descubra como a escolha de plantas locais não apenas respeita a flora da região, mas também atrai espécies nativas de fauna, criando ecossistemas mais resilientes e autossustentáveis.

Criação de uma estética sustentável

A beleza do paisagismo sustentável não se limita à sua contribuição para a biodiversidade; ela também se reflete na estética atraente e na valorização desses espaços. Plantas nativas, caminhos e áreas de descanso bem projetadas criam ambientes visualmente agradáveis e ecologicamente responsáveis. 

Como aponta o conselheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, cada vez mais as pessoas procuram habitar espaços que lhes conectam com a natureza ou que levam a beleza e o vigor do verde das plantas para o interior das casas. Dessa forma, equipar os imóveis, tendo este pensamento em mente, já é um grande diferencial deste mercado.

Manutenção sustentável

Um aspecto importante de se levar em consideração na hora de equipar um imóvel com estratégias de paisagismo é a responsabilidade necessária na hora de cuidar do jardim. Como informa o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a manutenção sustentável é a chave para garantir que os benefícios do paisagismo biodiverso perdurem ao longo do tempo. 

Assim, descobrir práticas de cuidado do jardim que promovam a saúde contínua do ecossistema, reduz impactos negativos e aumenta os benefícios para a biodiversidade local torna-se não apenas uma prioridade como também um evento prazeroso, uma vez que os resultados são rapidamente percebidos.

Em síntese, como frisa o engenheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, ao adotar estratégias de paisagismo que promovam a biodiversidade, é possível colher não apenas a beleza estética, mas uma série de benefícios para o meio ambiente, que vão desde a melhoria da qualidade do ar até a promoção da saúde da fauna local.

Fonte

https://www.ugreen.com.br/paisagismo-sustentavel-criando-espacos-ao-ar-livre-ecologicos/

 

Share This Article
Leave a comment