Será que existe substituto para batata frita e outros alimentos?

4 Min Read
Allana Ferreira do Valle

A alimentação é um dos fatores que mais influenciam a nossa saúde. Por isso, a nutricionista Allana Ferreira do Valle explica que é importante adotarmos hábitos saudáveis ​​e equilibrados no nosso cotidiano. Você não concorda? No entanto, muitas vezes, é difícil resistir aos doces e frituras que são tão saborosos, e na maioria das vezes, quase impossíveis de recusar.

 

Ainda assim, existe uma ótima maneira de não deixar de comer alguns desses alimentos de maneira saudável. Melhor dizendo, para evitar excessos, é possível fazer substituições de alimentos na dieta, sem abrir mão do sabor. Quer saber como? Ora, basta ler esse artigo até o final e aproveitar para pegar as melhores dicas de nutrição para o seu dia a dia! Vamos conferir?

 

Método 1: substituição de açúcar por frutose

 

A nutri Allana Ferreira comenta que uma primeira boa substituição é a de alimentos ricos em açúcar por frutas. As frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem naturalmente doces. Dessa forma, é possível ter a vontade de comer doces sem prejudicar a saúde. É importante lembrar que as frutas também contêm açúcar, mas em menores e em conjunto com outros nutrientes.

 

Método 2: trocar frituras por assados, grelhados ou cozidos

 

Outra substituição que pode ser feita é trocar as frituras por alimentos assados, grelhados ou cozidos. As frituras são ricas em gordura, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e obesidade. Já os alimentos assados, grelhados ou cozidos são preparados com menos óleo e, consequentemente, têm menos calorias. Inclusive, a batata frita sem óleo é uma boa opção de alimento

 

Método 3: substituir farinha branca por farinha integral

 

Os carboidratos também devem ser consumidos com moderação. É possível substituir o pão branco e o arroz branco por suas versões integrais. A profissional Allana Ferreira do Valle comenta que os carboidratos refinados têm menos nutrientes e aumentam o índice glicêmico, o que pode levar ao diabetes e outras doenças. Já os carboidratos integrais são ricos em fibras e nutrientes, além de liberarem a glicose de forma mais lenta, o que mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

 

É importante também prestar atenção aos tipos de gordura que são consumidos. As vitaminas saturadas, encontradas em alimentos como carnes gordurosas, queijos e manteiga, aumentam o colesterol ruim e, por consequência, o risco de doenças cardiovasculares. Já as vitaminas insaturadas, presentes em alimentos como abacate, azeite e nozes, são testemunhas para o coração.

 

Por fim, é importante lembrar que as substituições devem ser feitas de forma gradual e consciente, para que a adaptação seja mais fácil e duradoura. Além disso, conforme pontua Allana Ferreira, nutricionista de Cascavel, é fundamental manter uma dieta variada e equilibrada, que contemple todos os grupos alimentares e as necessidades nutricionais do organismo. Fazer substituições de alimentos pode ser um desafio, mas é uma estratégia importante para manter a saúde e o bem-estar.

Share This Article
Leave a comment