Você já ouviu falar em endometriose? O doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em endometriose, conta que essa é uma disfunção uterina que atinge milhares de mulheres todos os anos. Veja nessa matéria tudo sobre essa doença e como é possível diagnosticá-la já na adolescência.
O corpo feminino
Quando falamos sobre problemas femininos, ou melhor, problemas uterinos, temos diversas disfunções que podem atingir o desempenho do corpo da mulher. Elas acontecem porque existem diversas funções que são afetadas por problemas hormonais e até desencadeiam muitos outros obstáculos que impedem a mulher de ter uma saúde de qualidade e bem cuidada.
Como médico e especialista em problemas como a endometriose, Orcione Ferreira Guimarães Júnior conta que, todos os anos, em seu consultório, muitas mulheres são diagnosticadas com problemas como a endometriose e não conseguem tratar de forma que não avance, uma vez que, na maioria das vezes, esse problema já está bem avançado e não pode mais ser revertido.
Por isso, é sempre recomendado que a partir da primeira menstruação, a mulher tenha a ciência de que é essencial realizar um check-up todos os anos para detectar qualquer anormalidade que possa desencadear algum incômodo. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que isso faz com que muitas delas identifiquem problemas como a endometriose e possam tratar de forma que a doença não evolua e nem interfira em seu desempenho hormonal.
Endometriose
Se você é uma mulher antenada aos cuidados da saúde feminina, com certeza já deve ter ouvido falar da endometriose, não é mesmo? Orcione Ferreira Guimarães Júnior conta que a endometriose é uma disfunção no endométrio, que consiste em fazer com que o corpo não consiga expelir o sangue da menstruação pelo lugar certo. Na endometriose, em vez do sangue menstrual sair pelo canal vaginal, ela passa pelas trompas e cai nos órgãos.
Mas, afinal, no que isso implica na saúde?
Você deve saber que, quando nos machucamos, o sangue sai pela ferida e, com isso, o corpo entende que é necessário fazer uma cicatrização do tecido, já que o sangue deve ficar sempre dentro das veias. Sendo assim, quando o sangue menstrual cai nos órgãos, o corpo entende que é necessário uma cicatrização, o que acaba secando o sangue e grudando os órgãos atingidos por ele.
Com isso, Orcione Ferreira Guimarães Júnior afirma que os órgãos não conseguem realizar seu desempenho de forma efetiva, o que promove dor intensa e pode desencadear outros problemas, como dor nas costas, dor de cabeça, espinhas, cistos, miomas, disfunção hormonal e diversos outros problemas que são totalmente prejudiciais à saúde da mulher.
Como cuidar?
Fique de olho! Fazer exames e check-ups anuais é mais que essencial, afinal, problemas de saúde não tem hora e nem lugar para aparecerem. Sendo assim, é sempre bom estar em contato com um médico especialista em problemas femininos para te orientar corretamente no tratamento adequado e cuidados que podem ser eficientes para sua saúde!
Quer saber mais sobre endometriose como o doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior? Então siga-o no Instagram @drorcionejunior, acesse seu site (www.clinicadrorcione.com), ou entre em contato pelo Whatsapp wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1