“Retorno a Buenos Aires”, de Marco Bechis, integra a seleção oficial da 83ª edição do evento, que acontece em setembro na Itália
O cinema brasileiro volta a ocupar um lugar de destaque em um dos festivais mais importantes do calendário mundial. O Festival de Cinema de Veneza revelou sua seleção oficial, incluindo os 20 filmes que disputarão o Leão de Ouro na 83ª edição do evento, marcada para acontecer entre os dias 2 e 12 de setembro, no Lido di Venezia, na Itália.
A presença brasileira na competição principal
Entre os títulos selecionados está “Retorno a Buenos Aires”, coprodução entre Brasil e Itália dirigida pelo cineasta ítalo-argentino Marco Bechis. O filme acompanha Mariano Guerra, um homem que retorna à Argentina para testemunhar contra militares responsáveis por seu sequestro e pelas torturas que sofreu durante a ditadura do país, na década de 1970.
A trama não nasce de um interesse distante do próprio Bechis. O cineasta foi sequestrado pelo regime militar argentino em Buenos Aires, em 1977, quando estudava para se tornar professor, sendo torturado com choques elétricos antes de conseguir se libertar graças à ajuda de um empresário com acesso à cúpula da ditadura, embarcando para a Itália logo em seguida. “Retorno a Buenos Aires” marca a volta do diretor à ficção de longa-metragem e representa também sua segunda coprodução com o Brasil na competição veneziana, depois de “Terra Vermelha”, exibido em 2008.
Onde e como o filme foi rodado
A produção reúne um elenco internacional liderado pelo ator italiano Adriano Giannini, ao lado dos brasileiros Paula Cohen e Eduardo Hoy e das argentinas Ana Celentano, Vero Gerez e Olivia Nuss. Foram três meses de pré-produção e quatro semanas de filmagens em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, além de outras três semanas de gravações em Turim, no norte da Itália.
A seleção também carrega um significado especial para o cinema nacional. A presença brasileira na principal mostra competitiva marca o retorno do país à disputa pelo Leão de Ouro depois de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que deixou Veneza em 2024 com o prêmio de Melhor Roteiro antes de iniciar a trajetória que culminaria na conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Quem mais concorre ao prêmio principal
A seleção desta edição reúne nomes consagrados do cinema mundial. Entre os concorrentes ao Leão de Ouro estão obras inéditas de diretores como Werner Herzog, Hirokazu Kore-eda, Martin McDonagh, Lee Chang-dong, Nanni Moretti, Florian Zeller, Casey Affleck e Stéphane Brizé, enquanto a abertura do festival fica por conta de “Ink”, novo longa de Danny Boyle, que também integra a competição principal.
Com a lista de concorrentes já definida, a expectativa agora se volta para a exibição oficial dos filmes durante o festival, quando “Retorno a Buenos Aires” terá a chance de repetir, ou até superar, o desempenho de produções brasileiras recentes em Veneza, reforçando o momento positivo vivido pelo cinema nacional no circuito internacional de festivais.
Fontes:
https://www.dgabc.com.br/Noticia/4337007/festival-de-veneza-2026-tera-filme-com-producao-brasileira-https://www.papodecinema.com.br/noticias/festival-de-veneza-2026https://correiodobrasil.com.br/a/longa-italo-brasileiro-integra-selecao-festival-venezahttps://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/brasil-volta-a-disputar-o-festival-de-veneza-com-coproducao-do-dfhttps://www.cineweb.com.br/Noticias/Ler/7179/Blogs
