Brasil terá obrigatoriedade de relatório ESG, e tecnologia será a principal aliada das empresas

2 Min Read

O Brasil está na liderança na divulgação de dados de sustentabilidade e questões climáticas impulsionado pela recente determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério da Fazenda. A partir de 2026, empresas públicas brasileiras serão obrigadas a apresentar relatórios anuais sobre estes temas, alinhando-se com os padrões estabelecidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), da IFRS Foundation. A tecnologia entra como suporte no monitoramento de indicadores, análise de insights, gestão da informação e tomada de decisões.

Os requisitos de divulgação fazem parte do Plano de Transformação Ecológica do Brasil, voltado para uma economia verde e investimentos substanciais em infraestrutura. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatiza a criação de uma métrica global para medir questões de sustentabilidade, visando um mercado global mais sustentável.

Empresas públicas e fundos de investimento podem adotar voluntariamente as normas IFRS para relatórios de sustentabilidade a partir de 2024, tornando-se obrigatório a partir de 2026. Em 2027, a divulgação será exigida até três meses após o encerramento do ano fiscal, marcando uma mudança significativa nas práticas empresariais no Brasil.

Nesse cenário, a tecnologia emerge como protagonista. Soluções e softwares empresariais facilitam o acesso a dados relevantes de sustentabilidade, como consumo de água e energia, impactos próprios do transporte e do uso de materiais poluentes, fornecendo, por exemplo, a contabilidade de carbono transacional para seus clientes.

A capacidade de acessar dados transacionais de sistemas centrais para a gestão ESG é crucial, especialmente porque os relatórios ESG estarão sujeitos a auditoria, tornando a qualidade das informações mais precisas e abrangentes, dando credibilidade às divulgações.

Agora é o momento ideal para as empresas brasileiras atuarem nessa oportunidade! Ao aplicar tecnologia na gestão dos processos de sustentabilidade, as empresas não apenas se destacam como mais confiáveis e transparentes, mas também aumentam sua eficiência e valor percebido. Além disso, contribuem para que o nosso mercado seja um dos grandes líderes globais dessa agenda, atraindo investimentos e oportunidades.

 

Share This Article
Leave a comment