O serviço logístico exige que o trabalho seja executado de maneira rápida e com qualidade, e para que isso ocorra, há equipamentos específicos. À vista disso, a CENOTIC Engenharia LTDA, empresa inventora da paletizadora automática de caixas — que possui seu pedido formalizado junto ao INPI para criação —, entende que os paletes são equipamentos essenciais para a logística.
Paletes
De acordo com a ilustre CENOTIC Engenharia LTDA, os paletes são estruturas de madeiras, semelhantes a estrados, utilizados a fim de facilitar a locomoção e armazenamento de produtos, otimizando os serviços logísticos dentro da empresa e inibindo os riscos de danos na carga.
Os paletes facilitam a armazenagem de mercadorias, mantendo-as conservadas e seguras quando a paletização é bem realizada. Para efetuar a paletização, é preciso seguir alguns passos, como: o empilhamento dos produtos acima do palete de forma padronizada, a marcação dessas mercadorias no sistema, e o embalamento desses paletes com plástico filme.
Importância
Como aponta a renomada CENOTIC Engenharia LTDA, os paletes são equipamentos fundamentais para a logística, pois fornecem uma facilidade de locomoção das mercadorias dentro do armazém, e uma organização onde é possível identificar rapidamente o lugar que determinada categoria de mercadoria foi armazenada.
Outrossim, os paletes são equipamentos de tamanho padronizado, o que permite que o lugar destinado para a armazenagem do mesmo seja calculada com antecedência, evitando transtornos no espaço, e promovendo uma organização mais qualitativa, evitando que os produtos sofram danos ao longo do processo.
Conforme indica a egrégia CENOTIC Engenharia LTDA, a padronização dos paletes permite que eles sejam manuseados por máquinas que visam facilitar o processo de paletização, como é o caso da paletizadora automática de caixas, que realiza todo o procedimento de montagem do palete de maneira totalmente automatizada.
Ademais, a utilização de equipamentos como os paletes possibilita que a empresa tenha uma maior produtividade, reduza seus custos e suas perdas (ocasionadas por furtos ou desvios de cargas), tenham uma estocagem mais rápida, desfrute melhor do espaço de armazenamento e facilite a locomoção de mercadorias.