Bateu aquele tédio e você não sabe o que fazer? Marcelo Madureira Montroni, entusiasta do cinema nacional, dá dicas sobre as melhores produções nacionais para os amantes do cinema e das histórias que percorrem o nosso país. Ficou curioso e quer começar a sua maratona de filmes nacionais? Então, continue lendo o artigo para ficar por dentro do melhor do audiovisual brasileiro!
Marcelo Madureira Montroni entende que as produções do audiovisual, de maneira geral, são grandes responsáveis pela cultura de um país. Isso porque, através delas, é possível contar histórias, entreter, divertir, emocionar e prender a atenção das pessoas para um determinado fato histórico, por exemplo. Não é por acaso que o cinema existe há mais de 125 anos. A invenção dos irmãos Lumière ganhou o coração de gerações inteiras e se mantém consolidada até os dias de hoje.
Nesse sentido, muito se engana quem pensa que o Brasil está atrasado em suas produções. Pelo contrário, Marcelo Madureira Montroni lembra que diversas produções brasileiras já foram indicadas internacionalmente, dada a qualidade da obra. Um exemplo, foi o filme “Cidade de Deus”, dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles, indicado ao Oscar no ano de 2004, nas categorias “Melhor Diretor”, “Melhor Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Edição” e “Melhor Fotografia”.
Agora, com a lista de filmes que estarão aqui, você não vai mais precisar se preocupar com o tédio de domingo. Reúna a família, prepare a pipoca e confira!
- Central do Brasil (1998)
Um clássico, mas que não poderia ficar de fora, ‘Central do Brasil’ é um dos filmes nacionais mais aclamados da história. Marcelo Madureira Montroni acredita ser uma das melhores atuações de Fernanda Montenegro, que interpretou Dora, uma ex-professora que escrevia cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, mas não as enviava aos destinatários. Por ordem do destino, Dora começa a cuidar de Josué, garoto órfão que cruza o seu caminho.
- O auto da compadecida (2000)
Dirigido por Guel Arraes, o filme é um dos mais assistidos pelos brasileiros, nesse sentido, também um dos mais amados. ‘O auto da compadecida’ foi o filme nacional de maior bilheteria no ano 2000, e Marcelo Madureira Montroni ainda comenta que, no mesmo ano, o filme recebeu o Grande Prêmio Cinema Brasil em 4 categorias. O filme, que é adaptação de uma peça do escritor Ariano Suassuna, conta as aventuras de Chicó e João Grilo no interior da Paraíba ainda nos anos 30.
- Macunaíma (1969)
De acordo com alguns críticos especializados em cinema, ‘Macunaíma’ é o 10º melhor filme nacional feito em todos os tempos. Baseado em um romance de Mário de Andrade, o filme conta a história de Macunaíma, desde o seu nascimento às margens do rio Uraricoera em Roraima, até as suas aventuras ao chegar na cidade grande. Marcelo Madureira Montroni, reforça que um dos motivos para tamanho sucesso do filme foi a presença de grandes atores como Milton Gonçalves, Grande Otelo e Paulo José.
- O palhaço (2011)
O mais recente da nossa lista, ‘O palhaço’, é um filme dirigido pelo também ator Selton Mello. Filme do gênero comédia dramática conta a história de Benjamin, um palhaço que vive uma crise existencial e se questiona se deve continuar a vida no circo ou parte para uma nova oportunidade de vida. O conflito que se passa na vida de Benjamin, interpretado por Selton Mello, é o que guia toda a narrativa do filme. Marcelo Madureira Montroni acredita ser um dos filmes mais sensíveis e reflexivos do cinema nacional.
O fato é que o audiovisual brasileiro, sobretudo, o cinema nacional, assim como toda a nossa cultura, é bastante rico e consegue transitar por diferentes meios sem perder a autenticidade, e principalmente, sempre exaltando vivências brasileiras sem perder a qualidade na produção dos filmes. Marcelo Madureira Montroni reforça que, para além dessa lista, ainda há muita produção nacional para ser explorada.