Afinal, vinho bom é vinho envelhecido? – Descubra!

3 Min Read

Se há uma frase que gera bastante dúvida entre os admiradores de vinho é: “vinho bom é vinho velho”. Afinal, até onde isso pode ser considerado verdade?

Segundo Marco Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria e especialista em vinhos, essa afirmação varia muito, afinal, nem todo vinho foi feito para envelhecer e, quando passam da validade, correm o risco de virar vinagre.

Marco Carbonari revela que diversos fatores devem ser levados em conta para decidir se um vinho possui ou não, potencial para o envelhecimento. Atualmente, a maioria dos vinhos são elaborados com o intuito de serem consumidos ‘imediatamente’, sendo assim, não estão preparados para passarem anos na guarda, sendo poucos os que, de fato, melhoram com o tempo.

O vinho com estrutura para o envelhecimento, explica Marco Carbonari, é aquele que apresenta mais robustez, ou seja, uma boa acidez, quantidade elevada de taninos, álcool e açúcar residual, isso claro, sem falar em uma uva de qualidade utilizada como base.

De acordo com Marco Carbonari, trata-se de uma equação delicada uma vez que pos taninos devem ser balanceados com a acidez, já que não importa se a bebida é tânica se com a guarda o vinho perde seu frescor. A base da fruta é imprescindível, já que quando utilizadas uvas não tão ricas e com tempo de cultivo com colheitas mais tardias, o vinho corre riscos de perder totalmente seu sabor e aroma.

Sendo assim, é com certeza que Marco Carbonari esclarece que nem todo vinho foi produzido para ser consumido após anos de envelhecimento, alguns simplesmente são melhores quando consumidos após sua elaboração.

Para saber mais sobre esse e demais assunto do universo dos vinhos, Marco Carbonari os convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Trata-se de um local cercado de história, tradição e, principalmente, vinhos para todos os paladares, isso sem contar o cenário esplêndido, cercado de natureza e muito verde. Agende sua visita e vivencie uma experiência única! Acesse: https://villasantamaria.com.br/.

Share This Article
Leave a comment