Produto ainda não tem data de lançamento ou preço. Em vídeo, empresa mostra que robô perceberia problemas na casa.

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (6), em Las Vegas, um novo dispositivo para casas conectadas. Trata-se da Ballie, uma espécie de robô inteligente que segue o dono pela casa e fica atenta a necessidades cotidianas que precisem de solução.

A assistente foi apresentada durante a Consumer Electronic Show (CES), maior evento de tecnologia do mundo.

De acordo com a Samsung, a Ballie deve funcionar com diversas capacidades como segurança, assistente fitness, uma ferramenta para ajudar idosos a se conectarem com aparelhos e até uma companhia para crianças e animais de estimação.

Durante a apresentação, a Ballie seguiu o presidente da divisão de consumidores da empresa HS Kim e veio até ele quando foi chamada.

Meet #Ballie, Samsung’s human-centric vision of robots that takes personalized care to the next level. The small rolling robot, “understands you, supports you, and reacts to your needs.” #CES2020 #SamsungCES20201,31512:25 AM – Jan 7, 2020Twitter Ads info and privacy564 people are talking about this

Em um vídeo, outras funções que a Ballie deve ter no futuro foram exibidas: a bolinha liga a TV quando reconhece um cachorro sozinho e até ativa um robô aspirador quando reconhece uma bagunça.

De acordo com Sebastian Seung, chefe de pesquisa e ciência na Samsung, a Ballie é uma “evolução dos dispositivos” e vai “patrulhar nossas casas para nos manter seguros”. Segundo ele, a experiência do dispositivo é tão próxima que guardará até nossos segredos e por isso terá proteção e segurança de dados estritos.

A diferença do dispositivo da Samsung para outros assistentes deverá ser justamente esse tipo de comportamento. Os atuais dispositivos — como os assistentes de voz de gigantes como Google, Apple e Amazon — reagem de maneira passiva, ou seja, esperam por um comando para tomar uma ação.

Ballie foi até HS Kim, presidente da divisão de consumo da Samsung, quando foi chamada — Foto: Thiago Lavado/G1
Ballie foi até HS Kim, presidente da divisão de consumo da Samsung, quando foi chamada — Foto: Thiago Lavado/G1

Já a Ballie deve ter um “temperamento” mais ativo, reconhecendo situações e se colocando imediatamente à disposição para executar tarefas que vão corrigir um problema.

A Samsung não anunciou nem a data de lançamento, nem o preço do produto, o que torna difícil saber se a Ballie vai sobreviver à visão apresentada pela Samsung na CES. Durante a feira, a empresa trouxe um conceito de casa e vida conectadas, que chamou de “Era da Experiência”.

Além do dispositivo, mostrou também robôs que auxiliam na cozinha e falou até de uma visão de futuro onde prédios e cidades serão conectados.

A "bolinha" Ballie pode até ligar a TV caso perceba um animal sozinho em casa — Foto: Thiago Lavado/G1
A “bolinha” Ballie pode até ligar a TV caso perceba um animal sozinho em casa — Foto: Thiago Lavado/G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *